O Homem bicentenário (1999)
Páginas de liberdade (2007)
Digo desde já que sou uma chorona, quando abro a torneira dificilmente a fecho rápido mas este filme... É do caraças, um grande drama com uma grande história. Retrata a história de uma professora que começa a dar aulas a uma turma problemática que já é vista como um caso perdido na escola. A professora acaba por se desdobrar em vários empregos para poder encarregar-se dos custos dos materiais para poder realizar diversas atividades com eles (isto custou-lhe o seu casamento), acabando por se basear no Diário de Anne Frank. Durante o filme os estudantes vão partilhando experiências das suas vidas complicadas como a perda de amigos em tiroteios (aconselho que estejam em posse de lenços, muitos lenços). É um filme emocionante que serve para, de certa forma, nos abrir os olhos. Apesar de todas as dificuldades e obstáculos que aparecem na nossa vida, devemos sempre lutar por aquilo que queremos sem temer nada nem ninguém.
O Menino do pijama às riscas (2009)
Bem... Acerca deste filme faltam-me palavras, é uma história poderosa. Admito que fui obrigada a fechar os olhos em algumas partes do filme por saber que apesar de ser uma história... As pessoas sofreram e morreram, famílias e sonhos foram destruídos. Se há algo que me sensibiliza a sério é o Holocausto, é algo delicado que não se passou assim há tanto tempo quanto isso (acho que todos sabemos do que se trata). Este filme retrata uma das maiorias atrocidades da História através da inocência de uma criança e de uma bela amizade entre dois meninos que não brincam, apenas conversam junto da vedação do campo de concentração em Auschwitz. Não, não tem um final feliz... Esta história jamais o poderia ter.
Amigos improváveis (2011)
O autor conta-nos a história de Philippe, um homem multimilionário (e tetraplégico) que precisa de um auxiliar de enfermagem para o acompanhar e ajudar no seu dia a dia. Aparece Driss, sem qualquer experiência na área da enfermagem mas acaba por ajudar Philippe a ter prazer e a amar a vida. Esta história podia muito bem ser uma completa tristeza com foco apenas na incapacidade de do multimilionário... Mas não. É muito mais do que isso, é o retrato de uma amizade verdadeira de pessoas que, à partida, não iriam dar-se bem por serem de classes sociais e raças distintas. Apesar da dificuldade (visível) de Philippe, o autor conseguiu dar a volta e conseguir criar situações engraçadas que colam o telespectador ao ecrã.
Penso que todos estes filmes são simplesmente brutais, pelo drama, pela comédia, pelas lições de vida ou até pelo simples facto de nos deixarem a pensar. Aconselho muito que vejam, não será com certeza uma perda de tempo pois são temas interessantes e digamos que o bom cinema só nos enriquece a todos os níveis. Beijocas :)
Adorei o Menino do Pijama às Riscas, mesmo maravilhoso!
ResponderEliminarJá o último que mencionaste já ouvi falar, mas ainda não o vi, tenho então agora de experimentar :)
http://misteriosdodeserto.blogspot.pt/
Tens mesmo de ver, é simplesmente fantástico :)
EliminarBeijoca*