quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A tão falada praxe

Ministro quer afastar comissões de praxe e pôr cientistas a receber novos alunos
PRAXE É «UMA DAS MAIORES PRAGAS QUE TEMOS DE COMBATER
Governo quer intensificar guerra às comissões de praxe
Universidade do Algarve processa dois alunos devido a praxe
Estes são algumas das frases que intitulam notícias sobre a tão falada praxe (o tema mais batido dos últimos tempos), frases que demonstram toda a ignorância da sociedade portuguesa. Como toda a gente diz: Ninguém é obrigado a estar na praxe. Quem quer experimentar experimenta, quem não quer tudo bem, à noite estamos lá todos para beber um copo (ou vários). O problema é que nem toda a gente sabe o verdadeiro significado da praxe: União, Respeito, Igualdade. E é por isto mesmo que como caloiros andamos diariamente a parecer que viemos da Síria, sujos e exaustos. Falo por experiência própria... Não foi fácil, chorei todos os dias na primeira semana na praxe, estava sob pressão como todos os meus partners (sim, porque colegas são as putas), tinha saudades de casa, não conhecia ninguém, estava assustada. Sabem o que me ajudou a superar tudo isso? Adivinhem só... Começa em P e acaba em raxe. Quando chorei ou estive prestes tive praxadores que se preocuparam comigo, que fizeram questão de conversar comigo e entender o que eu sentia, percebi que tinha ali um pilar para iniciar a minha vida académica.
Adiante, para além daquelas pessoas que insistem em afirmar que a praxe é uma "praga", temos os bons exemplos de praxe:
Praxe solidária no Banco Alimentar Contra a Fome
A praxe em Leiria: limpar paredes vandalizadas
Caloiros do ISCTE integrados em praxe "solidária
Praxe: Caloiros distribuem abraços no Hospital de S.João
A praxe não é só estar de quatro ou a encher o tempo todo. Para aqueles que nunca experimentaram... A praxe é tão mais do que isso. Caguem de alto na imagem que a comunicação social tende a criar  da praxe, experimentem, participem. O ano de caloiro é o melhor ano da vossa vida e a vida académica passa a voar. Quando derem por vocês estão a acabar o curso, a despedirem-se dos vossos melhores amigos e a dizer adeus à academia que tão bem vos acolheu.
Deixo aqui algumas das muitas fotografias que representam aquilo que foi a minha praxe no mui nobre curso de Ciências da Comunicação na mui nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.





Comunicador eu sou
E tenho o curso no meu coração
Serás sempre a minha paixão
Ciências da Comunicação


Sem comentários:

Enviar um comentário