sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hábitos saudáveis



Oiii pessoal, este post é para todos (não só para as raparigas), até porque todos temos de ser saudáveis e queremos olhar-nos ao espelho e gostar do que vemos. O post de hoje vai ajudar-vos (espero eu) nesse aspeto. Não sou nutricionista nem uma expert no assunto mas tento estar informada para agora poder contar-vos algumas coisinhas.
Assim, vou falar um pouco do que eu gosto de comer (saudável, claro), de tudo aquilo que me sabe bem e espero que também experimentem...
  • Eu sou uma fan assumida de queijo e fiambre. Tenho comprado sempre fiambre de peru ou de frango e o queijo de barrar light da Philadelphia
  • Optar por massa e arroz integral. Desengane-se quem pensa que não presta ou é pouco saboroso, o sabor é praticamente o mesmo ou melhor ainda. 
  • Em vez de comprarem aquelas bolachas recheadas de chocolate, optem por bolachas de milho ou arroz. Falo por mim, são deliciosas. 
  • Todos sabemos que o consumo de sementes é ótimo para o nosso organismo por isso, sementes como a aveia e a linhaça são fantásticas. Mais concretamente, com a aveia podem fazer papas de aveia deliciosas! (dica de uma grande amiga)
  • No que diz respeito a iogurtes, neste momento eu até prefiro iogurtes magros ou até mesmo gelatina. Os da Danone (corpos danone) ou até mesmo os da marca continente são muiiito bons. 
  • No que diz respeito ao pão, não como muito mas tento comprar sempre pão de forma integral ou de sementes. O meu preferido é o da Oroweat de 7 sementes. 
  • Para as ditas refeições a sério (almoço e jantar) há várias opções saudáveis: hamburgueres de frango/peru, peixe como o salmão, pescada, bacalhau e atum ao natural, ovo escalfado (em vez de frito), bifes de frango/peru e o próprio frango ou delícias do mar. 
  • Relativamente ao açucar.. Bem, eu já não tomo açucar em nada para ser sincera. Chá, leite e café sem nada e gosto. Se não quiserem tomar sem açucar reduzam, é sempre a melhor opção. 
  • O consumo de legumes e fruta também é muito importante. Bróculos, espinafres, pepino, kiwi e peras são ótimas fontes de fibras alimentares que ajuda a manter um sistema digestivo saudável. 



Mas, como não podia deixar de ser, fazer algumas alterações a nível da alimentação não é suficiente. 
É preciso fazer exercício, mexer o corpo, nem que seja caminhar 30minutos por dia. Após algumas pesquisas e conversas com amigos meus amantes do desporto consegui reunir alguns exercícios ótimos para perder aquelas gordurinhas a mais e que até eu mesma faço de vez em quando (agora com mais frequência).
  • Saltar à corda. É um exercício bastante completo, trabalha várias partes do nosso corpo como as pernas, glúteos, abdominais, ombros, bíceps e antebraços. É uma forma de melhorar a nossa resistência física, tonificar músculos, perder flacidez e fortalecer o sistema cardiovascular. É muito fácil e pode ser praticado em qualquer lugar. Para além disso também é barato, comprei as minhas cordas na Sport Zone por apenas 1,99€. 
  • Correr. Este é o meu exercício menos preferido mas é muito benéfico. Reduz o peso, reduz o risco de enfarte, aumenta a massa muscular, proporciona uma sensação de bem estar e melhora a auto estima. Para além disso, é a custo 0, correr ao ar livre e respirar ar puro é a melhor opção. Para aqueles que não gostam (como eu) têm as passadeiras rolantes. 
  • Abdominais. Ajuda a melhorar a postura, evitar ou melhorar possíveis dores nas costas. É importante concentrar a força na barriga e não na cabeça, no pescoço ou nas pernas. Para além disso, nem sempre quantidade significa qualidade, podemos até fazer 1000 abdominais mas se não forem feitos corretamente não terão o mesmo efeito de 100 bem feitos. 
  • Agachamentos. Melhora a postura e o equilíbrio, fortalece as coxas. Trabalha as zonas mais importantes do corpo: glúteos, pernas, cintura, braços, ancas e abdominais. Depois de algum tempo a realizar este exercício com frequência começamos a caminhar e subir escadas com mais facilidade, o nosso corpo acaba por realizar tarefas sem se cansar rapidamente.
  • Dançar. Este aspeto é mais pessoal. Falo de dança porque tenho aulas de zumba apenas quando estou de férias (ossos do ofício) e adoro. São apenas duas horas por semana mas arrisco-me a dizer que são das melhores, é o momento para dançar, cantar, rir, chorar de rir e gritar. Ao contrário do que muita gente pensa não é só para velhas e sim, TRANSPIRA-SE MUITO quando as coisas são bem feitas. 


Espero que tenha sido útil e que sigam algumas das minhas dicas, vou tentar fazer o mesmo. Sei que nem sempre é fácil (falo por experiência própria). Mcdonalds, francesinhas, gelados e afins são deliciosos mas também sabe bem ser saudável e olhar ao espelho com satisfação. De vez em quando também faz bem fugir um bocadinho à rotina e comer algo calórico, mas só de vez em quando... :p 
Beijocaass

2 comentários:

  1. Amei, vou levar pra vida esse poste, ainda mais eu que quero perder uns kilos.

    ResponderEliminar