sábado, 28 de janeiro de 2017

Transcender - lições de vida

Ora bem, hoje vou falar-vos e mostrar-vos o trabalho que mais me deu gosto fazer na universidade. Mais do que um trabalho, foi uma aprendizagem, uma experiência e o contacto com outra realidade. Eu e mais quatro colegas (e grandes amigos) fizemos um documentário sobre a Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APCVR), foi uma decisão acertada e fomos ficando cada vez mais convencidos disso ao longo do trabalho...



A APCVR apoia todos os pacientes e as suas famílias e disponibiliza diversas atividades como aulas de  ginástica, hipismo, aulas de informática, dança e canto, pintura, teatro, carpintaria, entre outras. Fomos extremamente bem recebidos, apoiaram-nos muito no decorrer do trabalho. É uma associação acolhedora e bastante recetiva. Se tiverem oportunidade, entrem e façam uma visita.


Emocionei-me algumas das vezes, é incrível todo o trabalho que os funcionários, professores e a própria direção desenvolvem com os pacientes. Deparamo-nos com casos bastante complicados, com situações difíceis mas, apesar de tudo foi uma experiência que eu levo para a vida. Aquelas pessoas a que muitos de nós chamamos deficientes são tão mas tão eficientes. Realizam trabalhos maravilhosos que provavelmente muitos de nós não conseguiríamos fazer.




Por vezes queixamo-nos do que temos, exigimos demais aos nossos pais, fazemos birra porque queremos um telemóvel topo de gama ou queremos fazer aquela viagem de sonho. E, pensando bem, são coisas tão fúteis. Há pessoas que só queriam saúde, que só queriam andar na rua sem serem olhadas de lado ou que tenham pena delas. Tudo o que querem é carinho, afeto, muito amor e dedicação.


O nome que demos ao documentário foi Transcender. Por uma razão bem simples, o que vimos na associação foram formas de contornar a doença. Aquelas pessoas receberam-nos tão bem, sempre que nos viam acenavam e sorriam. E tudo o que pedíamos era mesmo isso, um sorriso.
Com eles aprendi a dar valor ao que tenho, a dar mais de mim, a esforçar-me, a lutar pela minha vida e por um futuro melhor.
Presenciei diversos momentos e situações, todos fantásticos. Porém encontrei um fator comum: força de vontade. De viver, de aprender, de não desistir. Acima de tudo, nunca desistir.


Durante as filmagens tivemos o privilégio de nos cruzar com uma mãe lutadora cujo filho tem uma doença raríssima. Conversei imenso com ela e tudo o que me disse mexeu muito comigo. Assim, termino este post com algo que esta senhora disse, talvez o que mais me marcou.

Se eu agora começasse a pensar... o é que vai ser? Eu desistia logo, mas não desisto.
Tirei-o de uma cadeira de rodas e ele está a andar ok?

4 comentários:

  1. Transcender... cara que sensibilidade...
    e realmente, as vezes reclamamos da vida, por coisas tão fúteis.... eu já falei que odiava a família que eu nasci por não ganhar o celular quando eu queria, já falei que queria me matar, porque umas coisinha mais boba deram errado...
    meu irmão, ele tinha deficit de atenção e fazia aulas de reforço na APAE e lá estudava mais crianças com uns probleminhas, e era tão revigorante levar meu irmão pra lá e ver que mesmo com tantos problemas, eles não desistiam, os pais não desistiam.... Eu não tenho tanta força assim, nunca saberia lidar com essas coisas....

    adorei o post rs ele mexeu comigo!
    sucesso...

    sariandosporai.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já me chateei muito com os meus pais por coisas tão fúteis... Depois desta experiencia aprendi a valorizar aquilo que tenho, a minha família e a minha saúde!
      Temos de ser fortes e enfrentar os obstáculos, tudo vai correr bem. um beijinho para ti e para o teu irmão. <3

      Eliminar
  2. Nossa que lindo post, amei
    "Se eu agora começasse a pensar... o é que vai ser?" isso que ela disse é uma verdade pois se ficarmos apenas nos lamentando iremos apenas piorar as coisas.

    Já estou SEGUINDO teu blog.

    Sempre que você poder dá uma passadinha lá no meu blog,
    que eu passo aqui!
    Beijos ^_^
    Blog: Desvendando Segredos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindo demais! Há histórias de vida incríveis :)
      Também sigo o teu! um beijinho

      Eliminar