domingo, 15 de janeiro de 2017

Relações públicas, dizem eles


Desde há uns tempos para cá que há um assunto que me incomoda um bocadinho e provavelmente vai incomodar algumas virgens ofendidas. Ando eu (e milhares de pessoas) a tirar cursos superiores e a estudar para conseguir um bom emprego na área que mais gostamos e depois há uns quantos que se autointitulam de relações públicas. Não estou aqui para por em causa o trabalho de ninguém mas apenas para vos informar que são Promotores. Relações públicas é uma coisa um pouco diferente e que não consiste em mudar fotos de capa e mandar mensagens ao pessoal. Aproveito para dizer que não há necessidade de postarem a mesma coisa 30 vezes durante a semana, uma pessoa vê a primeira vez e logo a partir daí decide se está ou não interessada. O meu feed do facebook entope com merdas dessas e é completamente desnecessário. Ah, outra coisinha, uma pessoa vê alguns promotores todos sorridentes e simpáticos no facebook mas quando chego ao espaço parece que foi ao Jumbo às compras. Desnecessário também.
Podem até dizer "ah, tu falas mas andas com fotos de capa desta e daquela discoteca". Sim, até posso andar mas não digo ao pessoal que sou relações públicas nem me acho mais do que ninguém.
Com este post quero ensinar alguma coisa de útil, passo a ensinar-vos então um pouco sobre o que um profissional de Relações públicas é e faz.

As Relações Públicas são uma função de gestão diferenciada, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e seus públicos; envolve a gestão de problemas ou questões; ajuda a administração a manter-se informada e sensível à opinião pública; define a responsabilidade da administração em atender o interesse público; serve como um sistema de alerta precoce para ajudar a antecipar as tendências; e usa pesquisas e técnicas de comunicação éticas como suas principais ferramentas.

Um promotor apenas tem a função de colocar em prática aquilo que alguém já pensou, ou seja, a parte mais difícil já está concluída. Não se queixem da dificuldade de vender pulseiras, oferecer bebidas e arranjar nomes para a guest porque mais difícil do que isso é definir uma verdadeira estratégia de relações públicas. E sublinho, não quero descurar o trabalho de ninguém até porque os relações públicas precisam de promotores para porem em prática a estratégia. É necessário que todos aqueles que se denominam de relações públicas tenham consciência de que não o são. É que depois eu sou obrigada a ouvir barbaridades como "O quê? É preciso um curso para ser relações públicas? Vai gozar com outro, o meu primo trabalha na discoteca X e tem o 9ºano". Pois, right. É aí que quero chegar.

4 comentários:

  1. És RP de discoteca.... não devias falar assim da tua profissão.... ahaha <3

    ResponderEliminar
  2. Também estou em Ciências da Comunicação e juro que isso é uma coisa que me faz imensa confusão (apesar de não ser essa a área que quero fechar) ... todas as santas semanas há qualquer coisa de algum """"RP""" no meu feed!!

    http://lavitainrosaa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou seriamente inclinada para Relações Públicas, por isso é que me deixa tão revoltada. Se eles soubessem o trabalho que um RP tem, não se achavam um!
      Segui o blog :) beijinho

      Eliminar